Água em Jogo, um game que simula a ação do homem sobre a água

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Jogo gratuito destaca a importância de instrumentos de gestão de recursos hídricos, como a outorga de direito de uso e a cobrança pelo uso da água.
Reprodução do ambiente do Água em Jogo.
Reprodução do ambiente do Água em Jogo.

Imagine-se responsável pelas águas de um rio que abastece de água potável a uma cidade. Indústrias, plantações, comércio, novas moradias, população em constante crescimento…

Diante deste cenário, você deve fazer a gestão dos recursos hídricos. Seu objetivo é ofertar água em quantidade e qualidade para atender a todas essas necessidades, além de garantir água às futuras gerações.

Essa é a Ideia do Projeto Água – Conhecimento para Gestão, um jogo eletrônico educativo que simula os efeitos das atividades humanas sobre a qualidade e a quantidade de água de um rio: o Água em Jogo.

No papel de gestor de recursos hídricos de uma bacia hidrográfica durante quatro anos fictícios, o jogador terá que enfrentar diversos problemas para garantir água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os usuários da bacia retratada no game.

Além dos impasses relacionados ao uso da água, o jogo gratuito destaca a importância de instrumentos de gestão de recursos hídricos, como a outorga de direito de uso e a cobrança pelo uso da água.

O game complementa uma capacitação do projeto Água – Conhecimento para Gestão, que estimula a adoção de atitudes responsáveis para o uso e a conservação das águas: o Água em Curso.

O jogo pode ser utilizado por membros de comitês de bacias e como ferramenta para sensibilização do público em geral, especialmente os jovens, sobre os prejuízos causados pelo mau uso da água. O Água em Jogo também pode ser usado por professores de ensino médio e superior que desejam trabalhar o tema em sala de aula.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina.

São 36 cursos de capacitação complementar nas modalidades semipresencial e ensino a distância (EaD), além de ferramentas de educomunicação. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam capacitadas até dezembro de 2015 e que mais de 300 mil sejam alcançadas pelas ações de comunicação da iniciativa.

Acesse no endereço https://www.aguaegestao.com.br/aguaemjogo

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply