Alimento jogado no lixo pode acabar com a fome no mundo

0 1584
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Todos os anos são jogados fora 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Enquanto isso, 800 milhões de pessoas passam fome

alimentonolixo

Mais de um terço de todo o alimento produzido no mundo é jogado fora. “Lamentavelmente, o desperdício de alimentos continua sendo um problema do qual cientistas, pesquisadores, agricultores, empresas, políticos, financistas e investidores, assim como os consumidores, como você e eu, não sabem ou não se preocupam o suficiente”, disse Danielle Nierenberg, presidente da organização americana FoodTank, em Davos, durante a realização do Fórum Econômico Mundial, neste início de 2016.

Nos EUA, os 40% dos alimentos produzidos que vão para o lixo seriam suficientes para matar a fome de 90 mil pessoas, todos os dias. Em todo o mundo, todos os anos são jogadas fora 1,3 bilhão de toneladas de alimentos.

Enquanto isso,  800 milhões de pessoas em todo o mundo passam fome, inclusive nos Estados Unidos, onde, segundo Danielle, um em cada seis americanos “não sabe de onde virá a sua próxima refeição”.

Desperdiçar alimentos é também um problema ambiental.

Toda matéria orgânica se decompõe e toda decomposição gera emissão de gases de efeito estufa e consumo de água. Alimento é matéria orgânica.

Nos EUA, a comida desperdiçada é responsável por 5% das emissões  de gases e por 25% do consumo de água.

O desperdício começa no campo, onde a falta de infraestrutura de armazenamento e transporte impede que os alimentos cheguem aos mercados, e continua no comportamento dos consumidores, bombardeados pela mídia e por padrões estéticos que o impedem de comprar um “produto feio”, por considerar que não serve como alimento.

Pois bem, essas sobras vão para o lixo, e são disputadas por centenas de pessoas que não tem o que comer.

Resolver o problema da fome no mundo é mais simples do que parece. Basta bom senso.

Segundo Ban Ki-moon, secretário geral da ONU, “A eliminação da comida que se desperdiça nas famílias e no campo é um elemento essencial na consecução da fome zero, o objetivo número dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply