Amoreira-silvestre, uma planta que fortalece o sistema imunológico

0 254
O consumo das frutas e do chá de amoreiras contribui para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o colesterol.
Amora: deliciosa na geleia e boa pra saúde.
Amora: deliciosa na geleia e boa pra saúde.

Uma planta com frutos saborosos e folhas casca e raízes com potencial curativo.

Da amoreira-silvestre, tudo se aproveita. Os frutos se transformam em deliciosa geleia. As folhas, ricas em Vitamina C, são usadas para fazer chá. A casca e as raízes são usadas na forma de infusão.

Suas propriedades curativas são usadas contra diarreias, gastrites, hemorroidas, inflamação intestinal e na boca e para tratar amigdalite. O consumo das frutas e do chá contribui para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o colesterol.

A amoreira-silvestre se desenvolve bem tanto em terrenos pobres e naturais como na terra cultivada, preferindo solos profundos. A frutificação é anual.

Originárias da Ásia, as amoreiras foram, provavelmente, introduzidas na Europa por volta do século XVII. No Brasil, a amoreira – em especial a negra – cresce bem em toda parte, podendo ser encontrada em praticamente todas as regiões do país.

Propriedades
No bairro Água Verde, em Curitiba, cidadão identificou a amoreira-silvestre em frente a sua residência. Informação e frutos para quem por ali passa. (Imagem: MS)
No bairro Água Verde, em Curitiba, cidadão identificou a amoreira-silvestre em frente a sua residência. Informação e frutos para quem por ali passa. (Imagem: MS)

Segundo os especialistas, a amora é carregada de vitaminas e minerais, mas é nas suas folhas e no tronco que estão a maior concentração, de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, como também vitaminas e antioxidantes – vitamina C e E. O cálcio encontrado no chá de amora reduz os riscos de osteoporose, as vitaminas C e E são antioxidantes que ajudam na redução dos radicais livres, combatendo assim o envelhecimento.

Como a amora está recheada de minerais como magnésio, potássio e fósforo, torna-se um tônico muscular muito forte, aumentando assim a resistência, dando mais energia, doenças das articulações e câimbras. Regula o intestino, para quem tem problemas de constipação também é muito bom, queimação no estomago e um grande facilitador da digestão.

Como também é provida de muitos antioxidantes que combatem os radicais livres, as folhas de amora ajuda no fortalecimento do sistema imunológico prevenindo doenças virais e infecciosas, os antioxidantes também são responsáveis pela prevenção de doenças que atingem o aparelho urinário e os rins, expulsando as toxinas que venham a prejudicar.

O chá de amora ajuda aos diabéticos já que  impede que todo açúcar ingerido seja absorvido pelo organismo, sem contar que também é um leve laxante.

O chá

Coloque 01 litro de água para ferver e adicione 03 folhas de amora, ferva por 05 minutos, deixe esfriar e beba. A quantidade a ser tomada é de 03 xícaras dia.

NO COMMENTS

Leave a Reply