Aprenda como criar uma cidade sustentável jogando

0 882
Desenvolvido através de um projeto de pesquisana Escola de Arquitetura do Sul da Califórnia, o Block’Hood lança o desafio da ecoarquitetura.
(Imagem: divulgação).
(Imagem: divulgação).

Um novo game chegou ao mercado chamando a atenção dos aficionados por jogos com temas voltados para a sustentabilidade. Trata-se do Block’Hood, um game que traz o desafio da ecoarquitetura.

O game foi desenvolvido pelo arquiteto Jose Sanchez como um projeto de pesquisa na Escola de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia. A Devolver Digital comprou a ideia. O jogo hoje está disponível na plataforma Steam para Early Acess, que é uma forma de distribuir o jogo antecipadamente, ainda inacabado, para que os próprios usuários comentem, dêem sugestões e façam críticas que ajudem os desenvolvedores a chegar ao melhor produto final possível.

Com um design simples, porém atraente, o game lança o desafio de se desenvolver a construção de um bairro de uma maneira sustentável. O foco da expansão é para cima e não para os lados – sendo possível a criação de prédios de até 20 andares -, sempre garantindo os recursos básicos: água, ar fresco e eletricidade; o que no jogo significa criar uma fonte, construir um painel solar e plantar árvores.

Block’Hood, dentro da lógica de cidade sustentável, trabalha com a ideia de que é necessário equivaler o consumo com a produção e para isso às vezes é preciso fazer malabarismo para compensar o desperdício de uns com a economia e geração de outros quarteirões.

No game, diferentemente de outros jogos da categoria, não há uma população para cobrar medidas e ações de seu governante. O objetivo é manter a sustentabilidade do seu bairro e atender às necessidades de cada quarteirão, do ponto de vista de um arquiteto que planeja cuidadosamente a “cidade perfeita”, capaz de equilibrar sua demanda por recursos com a produção dos mesmos.

(Fonte: O Eco)

NO COMMENTS

Leave a Reply