Aquecimento vai causar estragos nos próximos anos, dizem cientistas

0 891
Estudo divulgado pela agência meteorológica do Reino Unido prevê chuvas intensas nas Américas e seca na África e Ásia nos próximos anos. Culpa do El Niño e do efeito estufa

El-nino

O El Niño e a emissão de gases de efeito estufa já estão causando estragos no clima do Planeta. Em 2015, a temperatura média da superfície da Terra está 0,68 graus centigrados acima da média registrada entre 1961 e 1990. E para os próximos dois anos, vai ficar ainda mais quente.

É o que diz um estudo divulgado pela agência meteorológica do Reino Unido, a Met Office. “Sabemos que tendências naturais afetam as temperaturas globais, mas as temperaturas muito quentes deste ano indicam o impacto continuo dos gases de efeito estufa”, disse Stephen Belcher, diretor da agência.

Para Rowan Sutton, pesquisador da Universidade de Reading, até 2016 teremos os anos mais quentes da história da Terra e “Isso não é um acaso. Vemos os efeitos da energia acumulados de forma constante nos oceanos e na atmosfera e eles são causados pelos gases do efeito estufa”, disse ele.

As causas

Vem do Oceano Pacifico as maiores ameaças ao aquecimento acelerado do Planeta. A inversão da corrente do Pacifico, causada pelo aquecimento do oceano e que provoca o fenômeno conhecido como El Niño, leva chuvas onde normalmente há seca e seca onde normalmente há chuvas, empurrando as temperaturas para cima.

Esse fenômeno, segundo os cientistas, nos próximos anos vai provocar estragos a nível mundial, como secas na África do Sul, leste da Ásia e Filipinas e tempestades e chuvas torrenciais nas Américas.

(Com informações do UOL)

NO COMMENTS

Leave a Reply