Arquiteto cria torre para captar água do ar

    0 747
    Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
    Construída com materiais recicláveis, a estrutura tem capacidade para coletar 100 litros de água por dia
    A Torre do projeto WarkaWater,  instalada em comunidade carente na Etiópia (Foto: Divulgação/Architecture and Vision)
    A Torre do projeto WarkaWater, instalada em comunidade carente na Etiópia (Foto: Divulgação/Architecture and Vision)

    Segundo dados do Unicef e da Word Health Organization divulgado no último mês de junho, cerca de um terço da população mundial – 2,4 bilhões de pessoas – ainda não consome água tratada.

    Ainda segundo o relatório, desde 1990, o esforço de vários países melhorou o acesso à água, mas a falta de progresso nos serviços de saneamento básico ameaça minar os avanços obtidos. Pelas informações, cerca de 2,6 milhões de pessoas passaram a acessar o recurso e 91% da população mundial já viu melhorias na qualidade de água que consomem para beber. Apesar disso, ainda há muito a se fazer.

    “Torre de água”

    Foi pensando em soluções para levar água a lugares onde a escassez é um problema crônico que o arquiteto italiano Arturo Vittori criou uma espécie de torre de cerca de 10 metros de altura que coleta água para beber a partir do ar.

    O WarkaWater, como foi batizado o projeto, foi concebido para comunidades rurais em áreas da Etiópia, na África, que sofrem com a falta de água limpa.

    A torre pesa em torno de 90 quilos e possui cinco módulos que podem ser construídos pelos próprios moradores das comunidades beneficiadas e pode ser montada em qualquer local sem a necessidade de usar equipamentos elétricos ou andaimes. A estrutura é feita de materiais recicláveis e biodegradáveis.

    A torre tem capacidade para coletar cerca de 100 litros de água potável por dia por meio de um tecido especial que fica no interior da torre. Cada unidade custa US$ 500.

    (Fonte: Architecture and Vision)

    Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

    NO COMMENTS

    Leave a Reply