Avião solar cruza o atlântico em 70 horas

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    Depois de 70 horas de voo o avião Solar Impulse 2 pousou em Sevilha, sul da Espanha, reforçando a ideia de que é possível voar sem o uso de combustíveis fósseis.
    Solar Impulse 2. (Imagem: divulgação).
    Solar Impulse 2. (Imagem: divulgação).

    O Solar Impulse 2 pousou pouco antes das 7h40 locais (2h40 de Brasília) no aeroporto de Sevilha, após uma viagem de 6.272 quilômetros sobre o Atlântico, em velocidade média de 50 quilômetros por hora. Este foi o primeiro voo transatlântico de um aeroplano alimentado por energia solar.

    O voo a bordo do Solar Impulse 2 pode ser acompanhado ao vivo, graças às câmeras instaladas na cabine, nas asas e na parte de trás do avião. “Bravo, foi magnífico observar”, elogiou em Mônaco o príncipe Albert, que passou a noite no centro de controle, onde os técnicos comemoraram a conclusão da etapa. “Cheguei no meio de uma exibição aérea, foi absolutamente extraordinário, me manteve desperto”, respondeu o piloto Bertrand Piccard.

    O Solar Impulse 2 já havia realizado a proeza de cruzar o Pacífico, mas precisou ficar parado por 10 meses no Havaí para reparos em suas baterias. De acordo com um blog realizado pela equipe do Solar Impulse, 90% da missão de completar uma volta ao mundo com o avião está completa, restando aproximadamente três viagens antes que, finalmente, o avião retorne a seu ponto de partida, Abu Dhabi, de onde decolou em 9 de março de 2015 para completar uma viagem de 35.000 quilômetros.

    Tecnologia

    O avião tem quatro hélices movidas à energia fornecida por suas 17.000 placas solares instaladas nas asas. O piloto compatriota André Borschberg, de 63 anos, também é um dos pilotos do avião – mas não comanda a nave neste voo transatlântico. A cada amanhecer, as baterias do avião voltam a se recarregar, após uma noite de voo alimentada pela energia gerada nas placas solares.

    Em sua etapa mais longa, o Solar Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya (no Japão) até a ilha americana do Havaí. Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental, na qual foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história.

    (Clipping AFP)

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