Bike de plástico, mais uma ideia que veio da reciclagem

0 622
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Uruguaio radicado no Brasil levou 12 anos para produzir e patentear a primeira bicicleta de plástico do mundo
bike de plástico
A bike do Juan, construída com plástico reciclado. (Imagem: divulgação)

A primeira bicicleta feita com plástico reciclado do mundo é de um uruguaio.

Juan Muzzi, artista plástico, natural do Uruguai e radicado no Brasil, criou e patenteou o modelo da primeira bicicleta construída com todo tipo de resíduo plástico descartado pela sociedade.

No trabalho que durou 12 anos, foram usadas garrafas PET, embalagens de shampoo, peças de geladeira e outros tipos de plástico. Tudo foi reaproveitado por Juan, que após várias tentativas, moldou as peças para que dessem resistência e segurança ao veículo.

O artista viu a recompensa. O projeto acabou se transformando na MuzziCycle que hoje produz cerca de dez mil unidades da bicicleta por mês e exporta para a Holanda e Argentina.

Para mostrar a bike aos cidadãos, Juan inovou mais uma vez: empresta a bicicleta para que o cidadão dê umas pedaladas. Não satisfeito, a loja vende a bicicleta inteira ou só o quadro feito com plástico reciclado. O cliente termina de montar.

O próximo passo, é desenvolver um modelo de cadeira de rodas feita com plástico reciclado, com o detalhe: os deficientes físicos vão pagar apenas a matéria prima e não o produto final.

Assim, além de ajudar o meio ambiente, o processo ainda gera renda para os catadores, de onde vem a matéria prima da bike.

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply