0 1608

    nascente

    • A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
    • A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
    • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
    • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
    • A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
    • A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
    • A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
    • A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
    • A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
    • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

      0 3125
      Especialistas reforçam a importância da proteção e preservação do recurso
      Campanha da Turma da Mônica (Maurício de Souza)
      Campanha da Turma da Mônica (Maurício de Souza)

      22 de março. Dia da Água. A data, criada pela Organização das Nações Unidas – ONU para fomentar a discussão de temas acerca do líquido da vida.

      De toda a água do planeta, apenas 0,008% é própria para consumo.

      0 972
      Pesquisa da Engenharia Ambiental da UFPR vai mostrar efeitos dos gases emitidos na cidade sobre os livros
      Exemplar da Bíblia de Mongúncia. (BN)
      Exemplar da Bíblia de Mongúncia. (BN)

      Dois exemplares da Bíblia de Mogúncia, escritas em latim em 1462 e a primeira das duas edições de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, estão entre os milhões de títulos que compõem o acervo da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro que estão ameaçados pela poluição.

      0 540
      Espaço tecnológico foi criado com objetivo de colaborar com a educação de crianças e jovens de qualquer região do país
      Programação do Espaço FTD Digital em abril de 2015. (Divulgação)
      Programação do Espaço FTD Digital em abril de 2015. (Divulgação)

      Uma floresta tropical para entender e aprender Ciências e Biologia, onde os insetos são 250 mil vezes maiores, as folhas são maiores do que um carro e uma gota d’água pode causar um gigantesco impacto.

      0 1417
      Escolas que valorizam esse sentimento transformam o aprendizado em conhecimento através de projetos pedagógicos diferenciados

      DesmatamentoZero02

      “O processo precisa ser contínuo, permanente e interdisciplinar. Não é só fazer horta, separar lixo; é relação com o mundo. Do contrário, cai no jargão do ‘verdinho’”, A afirmação é da pedagoga Janaína Fontebasso, especialista em educação ambiental, ao se referir aos currículos das escolas brasileiras no que diz respeito ao entendimento do meio ambiente como parte fundamental da evolução do ser humano.

      De acordo com Janaína, a noção da importância de cuidar do ambiente é instintivo do ser humano, e já nos primeiros meses a criança tem essa percepção. Porém, é necessário que o contexto no qual a criança está inserida ressalte esses valores. Mais que um pensamento, a questão ambiental é um sentimento. Ambientes escolares que valorizam esse sentimento fazem com que o entendimento da questão ambiental seja uma coisa natural.

      0 1043
      Movimento Escola Verde incentiva a educação ambiental e capacita professores
      Na Indonésia, uma escola sustentável, construída com bambu.
      Na Indonésia, uma escola sustentável, construída com bambu.

      A dificuldade em se instituir a questão ambiental nos projetos políticos pedagógicos, currículos e outros documentos normativos das instituições de ensino, e até mesmo pelas dificuldade encontradas pelos professores em desenvolver a temática ambiental em seus planos de aula ou pela carência de material didático, levou a Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco – Univasf, em Juazeiro, Bahia, a criar o Projeto Escola Verde.

        0 6891
        Desperdício, descaso e contaminação podem levar à escassez da água

        agua

        Por Osmar Pereira – Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos. Sem ela, o planeta seria desabitado. Apesar disso, o desperdício é constante. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável.

        0 1958

        Projeto desenvolvido pelo Núcleo Senai de Sustentabilidade utiliza soluções ecologicamente corretas na construção civil

        A sede do Núcleo Senai de Sustentabilidade, referência na construção civil.
        A sede do Núcleo Senai de Sustentabilidade, referência na construção civil.

        Placas fotovoltaicas, cisternas d’água e até automação luminotécnica. Cada vez mais estes elementos estão inseridos na construção civil como forma de tornar uma edificação autosustentável e ecologicamente correta. E tudo isso começa na escola.

        Em Curitiba, uma parceria entre o Senai e as empresas Tecverde e Arqbox que resultou no Núcleo Senai de Sustentabilidade, projetou e levantou um edifício laboratório onde a tecnologia, a pesquisa e aplicação de conceitos ambientais o transformam em referência.

        0 1140

        Ação acontece em comemoração aos 30 anos do Laboratório de Micropropagação Vegetal

        araucária em extinção
        Espécie está próxima da extinção. Ação tenta reverter este quadro.

        2.500 mudas de Araucaria angustifolia foram distribuídas gratuitamente pelo Laboratório de Micropropagação Vegetal da Universidade Federal do Paraná, em março deste ano. Foi no laboratório que a espécie começou a ser estuda, há 30 anos.

        0 1190

        Escola municipal em Toledo, no Paraná, pratica educação ambiental para alem dos muros da instituição

         

        escolaanitaO projeto “Eu cuido, tu cuidas e nos vivemos”, uma iniciativa da Escola Municipal Anita Garibaldi, na cidade de Toledo, no Paraná, foi criado para ser desenvolvido fora dos muros da escola, mas com o envolvimento da comunidade escolar.

        Segundo o corpo docente da Anita Garibaldi, a educação ambiental está diretamente ligada à  forma de vida do cidadão como um todo: desde o que comemos, como moramos, o que vestimos até o que consumimos. “De alguma forma, precisamos agir para evitar os desastres ambientais. O meio ambiente está nos pedindo ajuda”, diz uma matéria distribuída pela direção da escola. “Diariamente nos perguntamos o que fazer para ajudar e incorporar a conscientização e o saber científico em nosso aluno para a questão ambiental”, completa a nota.