Como a radiação solar é transformada em energia elétrica

0 1736
Os painéis solares transformam os raios do sol em energia elétrica. Mas como isso acontece?
Esquema de uma célula fotovoltaica.
Esquema de uma célula fotovoltaica.

Dispostos em usinas solares ou dispostos em telhados de casas ou condomínios, os painéis de células fotovoltaicas captam a radiação solar. As células fotovoltaicas montadas nos painéis absorvem a energia do sol e fazem a corrente elétrica circular entre duas camadas com cargas opostas.

As partículas de energia solar absorvidas pelas células são transformadas em elétrons com a ajuda de um equipamento chamado inversor.  Esse equipamento transforma a energia em eletricidade e a disponibiliza para uso.

O excedente da energia gerada nos painéis pode ser transferido para a rede elétrica das concessionárias de energia.

Onde os painéis solares podem ser instalados

Estudos desenvolvidos por engenheiros mostram que os painéis solares são eficientes em regiões onde a incidência de sol ocorre por mais de quatro horas por dia.

Financeiramente falando, é aconselhável que a instalação das células fotovoltaicas seja feita depois de um estudo técnico de viabilidade e que a obra ainda esteja sendo planejada ou em sua fase inicial.

É sempre bom lembrar que a utilização da energia captada do sol contribui com a vida útil dos aparelhos elétricos já que a energia solar não superaquece os equipamentos.

No caso da instalação dos painéis solares em  edificações já prontas, é bom lembrar da necessidade de se fazer um estudo prévio da estrutura do imóvel. Pode ser necessário reforçar a estrutura para que suporte o peso.

Em telhados com muita sombra e em edifícios a utilização da energia solar pode não ser aconselhável em função do custo-benefício do equipamento. Os resultados certamente não serão os esperados.

NO COMMENTS

Leave a Reply