Como reduzir a conta de energia

    0 766
    Instalar microgeradores de energia em casa é um ótimo negócio. Além de reduzir a conta, o excedente ainda pode ser distribuído na rede elétrica da sua cidade

    microgeracao

    Você já pensou em produzir a energia que precisa para consumir em casa?

    O que pouca gente sabe é que isso é um bom negócio, para você e para o meio ambiente. Se a fonte utilizada for limpa e renovável, como o sol ou o vento, a conta de luz no final do mês pode ser zerada. Economia no bolso e para o meio ambiente.

    A microgeração distribuída de energia é prevista e regulamentada pela Aneel. Funciona assim: um microgerador instalado em casa que produz a energia necessária para o consumo doméstico e ainda gera excedentes que podem ser compartilhados na rede elétrica, reduz o custo da conta de energia no final do mês. Um equipamento registra a quantidade de energia gerada pela residência. O excedente é convertido em reais que viram desconto na conta de luz e ela pode sair até de graça.

    Segundo a Aneel, até 2014 existiam no país 39 microgeradores de energia oficialmente registrados. Vinte projetos solares, dezoito projetos eólicos e um de biomassa. Outros 100 projetos estavam em fase de implantação.

    “Nossa expectativa é que até 2018 a gente tenha ai em torno de 30 mil pontos instalados no Brasil todo”, acredita Carlos Alberto Mattar, superintendente de regulação dos serviços de distribuição de energia elétrica da Aneel.

    Trinta mil pontos de microgeração equivaleriam a 2,5 gigawwats de potência, o suficiente para abastecer uma população de aproximadamente um milhão de pessoas.

     

     

     

    NO COMMENTS

    Leave a Reply