Como usar uma horta escolar no aprendizado

0 364
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Manual produzido na UnB ensina como aproveitar uma horta para fixar conteúdos didáticos.

manual-horta

Uma horta é mais do que canteiros produzindo alimento. Uma horta pode ser uma oportunidade para aprender na prática as teorias expressas nos livros.

Com esse objetivo, pesquisadores da Universidade de Brasília elaboraram o manual “A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”, que traz um passo a passo para introduzir uma horta às atividades escolares.

Segundo o manual, “a horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas”. A primeira preocupação de projetos que inserem as hortas em escolas é promover a alimentação saudável, vinculando isso à educação e aos novos hábitos. Mas, este tipo de atividade vai muito além disso. Ao mesclar a prática do cultivo de alimentos com conteúdos trabalhados em sala de aula, os alunos podem aprender novos conceitos de forma lúdica e prática, reforçando o conhecimento teórico adquirido e fazendo a ligação entre os livros e a vida real.

Para começar, os primeiros cuidados são com a escolha do local que receberá a horta e com a preparação deste espaço. Apesar de ser uma tarefa simples, o ideal é contar com a ajuda de alguém que já tem experiência nisso. Como nem sempre isso é possível, o manual traz diretrizes para ajudar a escolher o melhor local, bem como as ferramentas usadas na criação do espaço, os cuidados com o canteiro e o preparo das covas.

Na sequência, o guia apresenta as informações sobre o período ideal para o plantio de diversos alimentos e sobre os cuidados necessários para que a horta tenha uma produção abundante e bastante diversificada. O material também mostra quais são as épocas ideais para as colheitas e quais relações os alimentos têm com a saúde, de acordo com os nutrientes próprios de cada um.

Por fim, o guia de hortas escolares dá algumas sugestões de como preparar os alimentos produzidos na horta e quais atividades práticas podem ser feitas com os alunos, com a aplicação de conteúdos de ciência e matemática, por exemplo.

Veja o manual: http://ineam.com.br/conteudo/

(Fonte: MS).

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply