Como viver de maneira ecologicamente correta

0 2185
Ser ecologicamente correto é antes de tudo simplificar a vida.
Uma horta plantada em garrafas de plástico é perfeita para quem vive em apartamento. (Arquivo)
Uma horta plantada em garrafas de plástico é perfeita para quem vive em apartamento. (Arquivo)

Saúde. Equilíbrio. Bem estar. Felicidade. Finanças em dia.

De maneira geral, estamos todos em busca de uma vida sem atropelos. Queremos nos sentir bem e estar em forma, queremos nos sentir bem em nosso meio ambiente. O que poucos sabem é que assumindo uma postura ecologicamente correta torna-se possível alcançar tudo isso.

Viver de uma maneira ecologicamente correta significa estar em harmonia com a natureza. Isso pode ser aplicado em praticamente todos os aspectos da vida, da alimentação ao ambiente onde se vive, passando pelo transporte e maneira de vestir.

Por exemplo:  os alimentos consumidos nas refeições, ecologicamente falando, são orgânicos, frescos, livre de corantes e conservantes, ou seja, não são alimentos processados. O resultado á uma dieta saudável, rica em proteínas, vitaminas e minerais essenciais à vida. Isso é saúde. Os orgânicos, certificados, são cultivados sem fertilizantes e pesticidas químicos.

Cultivar ervas, temperos verdes e verduras em casa é uma ótima opção para se ter alimentos frescos e saudáveis. O que também significa economia.

Evitar o plástico, reciclar garrafas, latas e papel, são hábitos ecologicamente corretos.

Trocar o carro pela bicicleta ou mesmo por uma caminhada rumo ao trabalho, mesmo que apenas numa pequena parte do caminho, contribui não só com o meio ambiente – já que você não estará gerando poluição -, mas principalmente com a saúde.

Ambientes arejados e naturalmente iluminados, além de economizar energia proporcionam um ar mais limpo. E por falar em ar limpo, trocar os produtos químicos de limpeza usados na limpeza da casa por um kit de limpeza sustentável também contribui para melhorar a qualidade do ar. O bicarbonato de sódio, por exemplo pode ser usado para limpar fogão, desentupir encanamento, desinfetar móveis e carpetes, remover manchas de tecidos e até mesmo para escovar os dentes. E o que é melhor, o bicarbonato de sódio não polui, nem o ar e nem a água.

Mudança gradual

Ser ecologicamente correto é antes de tudo simplificar a vida.

Comece com mudanças graduais. Ao trocar uma lâmpada, procure as econômicas, como as de led. Economia no bolso e e no custo ambiental da geração de energia.

Se você gosta de um cafezinho no local de trabalho, leve uma caneca de casa, em vez de acrescentar mais um aos milhões de copos descartáveis jogados fora anualmente.

Evite as sacolas plásticas ao ir às compras. Use as sacolas de tecido ou lona reciclada.

Revise periodicamente as instalações hidráulicas da casa e faça os consertos necessários assim que detectar um vazamento. Quando possível, troque a caixa de água do vaso sanitário por um modelo com controle de saída de água para o “número um” e “número dois”. Instale um chuveiro que controle o fluxo de água e um tanque para armazenar água da chuva que pode ser reaproveitada para regar plantas ou ser usada para outros fins.  Assim estará contribuindo com a economia de água.

Enfim, existem várias outras providências que podem ser tomadas no caminho da sustentabilidade. Basta começar.

NO COMMENTS

Leave a Reply