COP21: muita discussão e poucos avanços

0 807
Se é para o bem de todos e futuro do planeta, por que é tão difícil chegar a um acordo na Conferência do Clima?

aquecimento_global-2

Chefes de governo passaram por Paris e, em seus discursos, todos entendem que o clima está mudando e que é preciso fazer alguma coisa para manter o aquecimento global em 2ºC. Ministros de Estado se reúnem e discutem o que fazer. E todos esbarram na mesma parede: a economia.

Segundo observadores que acompanham de perto a COP21, a adaptação às mudanças climáticas tem caminhado com bons avanços, com indicativos positivos que um objetivo global de adaptação parece mais seguro, mas ainda sem uma garantia concreta que possa ser conectado com implementações em objetivos de aumento de temperatura média de 1,5 ou 2ºC.

“Ainda acreditamos que ações de adaptação deveriam ser planejadas para mudanças superiores a 1,5ºC na temperatura mundial, para evitar os impactos que serão causados quando chegarmos em um aumento médio de 2ºC. Porém o mecanismo de perdas e danos ainda não registrou avanços, com dúvidas de como seguir nesse tema que interessa a muitos países onde as mudanças climáticas já são uma realidade, e serão cada vez mais nas próximas décadas”, disse André Nahur, em artigo escrito para o WWF Brasil.

Quem paga a conta, e quais os compromissos a serem assumidos ainda é um novelo a ser desatado, mesmo que todos os negociadores em Paris tenham consciência da necessidade dos compromissos com o Fundo Climático Verde – Green Climate Fund, dada sua importância para a implementação de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em todo o mundo.

O mecanismo de perdas e danos ainda não registrou avanços, particularmente importante para os países que já sentem as mudanças do clima acontecerem e cobram postura contundente dos que mais poluem. Para esses países, as alterações no clima já é uma realidade. Para os maiores poluidores do planeta o clima ainda é só uma ameaça.

Esquecem, todos, porem, que até mesmo a economia mundial corre perigo e precisará ser repensada quando for tarde demais para salvar o planeta.

NO COMMENTS

Leave a Reply