Curso da Ana vai capacitar professores em gestão da água

0 646
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
“A educação para uma nova cultura da água deve permear todas as instâncias de formação de pessoas, passando pela educação básica, nível técnico, superior e pós-graduação”

agua

Cerca de 1500 professores do ensino fundamental e médio, multiplicadores atuantes em organizações civis e empresas usuárias de água, além de jovens envolvidos com o tema, vão participar do curso de capacitação Água em Curso – Multiplicadores. Ao término do curso, os alunos que concluírem as atividades receberão certificado. Para o restante do ano, estão previstas mais 4500 vagas para a capacitação.

Na modalidade EaD, o curso é oferecido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) com apoio da Itaipu Binacional.

Segundo a coordenadora de Capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Taciana Leme, o tema “água” deve permear todos os níveis de ensino para se criar uma nova cultura do brasileiro com relação ao recurso. “A educação para uma nova cultura da água deve permear todas as instâncias de formação de pessoas, passando pela educação básica, nível técnico, superior e pós-graduação, bem como em instâncias não formais de ensino”, afirma.

Conhecimento para Gestão

O projeto Água: Conhecimento para Gestão é resultado de um convênio entre a ANA e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o qual conta com apoio da Itaipu Binacional. A iniciativa busca desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. Em 2016, o Projeto oferecerá 15 mil vagas em cursos totalmente a distância, semipresenciais e autoinstrucionais. Saiba mais em: www.aguaegestao.com.br.

Outras iniciativas

Além do Água em Curso – Multiplicadores, em 2015 a ANA lançou em 2015, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um edital para seleção de projetos com objetivo de produzir material com tema água. A ação busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica, ensino fundamental II e ensino médio. Foram selecionados 41 projetos, que desenvolverão materiais ao longo de 2016.

Além disso, a ANA, por meio da CAPES, está apoiando a criação de um novo mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais, destinado a educadores. A expectativa é que nesse curso seja dada ênfase ao tema da água. Este curso será coordenado pela unidade de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP São Carlos).

(Fonte: Ana)

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply