Eficiência energética é tema de treinamento

0 345
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
O objetivo é influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, contribuindo para a economia de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa.

eficiencia

O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) oferecerá, em âmbito nacional, treinamentos sobre metodologias de apuração dos resultados de projetos de eficiência energética. Os cursos acontecem em seis capitais e no Distrito Federal, entre dezembro de 2016 e julho de 2017.

Serão oferecidas vagas para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMVP, na sigla em inglês) e sobre o Guia de Medição e Verificação (Guia de M&V) do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A atividade acontece no âmbito do Projeto 3E, que tem como objetivo influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, contribuindo para a economia de energia e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Seleção

As capacitações são gratuitas e voltadas à profissionais dos setores público e privado. A seleção dos participantes será feita mediante análise de documentação especificada no Edital.

Serão quatro treinamentos para o CMPV e oito para o Guia de M&V da Aneel. Os participantes serão responsáveis pelos custos de logística (deslocamentos, hospedagens e refeições). Inscrição, instrutores, material didático e taxas relativas ao exame de certificação são gratuitos.

Treinamento

O treinamento para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação utiliza material didático da EVO (Organização sem fins lucrativos, que gerencia o Protocolo Internacional de Medição e Verificação) terá 24 horas. São até 15 vagas, com pré-requisito para realização do exame de certificação de 4 horas, também incluído na programação.

O treinamento sobre o Guia de M&V terá 24 horas e abordará os trâmites e regras de M&V necessários para a elaboração de projetos para as chamadas públicas do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel. Esse guia contém procedimentos detalhados e específicos para apuração dos resultados das ações de eficiência energética do PEE da Aneel.

(Fonte: MMA)

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply