Energia solar vai iluminar casas do “Luz para Todos”

    0 1006
    Combinada com outras fontes, a energia fotovoltaica vai permitir que mais famílias tenham luz em casa
    Placas fotovoltaicas vão levar energia às comunidades isoladas. (Imagem: Agência Brasil)
    Placas fotovoltaicas vão levar energia às comunidades isoladas. (Imagem: Agência Brasil)

    O programa do governo federal, Luz para Todos, terá mais facilidades para chegar às áreas mais remotas do país com a possibilidade de utilização da energia solar. Já não era sem tempo. A tecnologia de produção de energia através do sol não é nova e deveria estar sendo usada há muito tempo para levar um pouco de conforto aos lugares mais ermos do país.

    O que garante a inclusão das placas fotovoltaicas no Luz para Todos são as regras que regulamentam a instalação de sistemas do programa, alteradas pelo decreto nº 8.493, publicado em julho no Diário Oficial da União (DOU).

    Pelo texto, será permitido o uso da energia solar, combinada com outras fontes, para levar energia elétrica a inúmeras comunidades que ainda não foram beneficiadas pelo Luz para Todos por estarem em regiões isoladas.

    Com a nova regra, as distribuidoras de energia elétrica serão responsáveis por buscar alternativas de suprimento descentralizados, independentes das redes convencionais de energia. Entre as soluções que ganharão força nessas regiões, estarão as mini usinas fotovoltaicas, com placas solares, em complemento aos geradores.

    O Luz para Todos é um programa coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e realizado em parceria com os governos estaduais, as concessionárias de energia elétrica e as cooperativas de eletrificação rural.

    Até o mês de junho de 2015, em todo o Brasil, o Luz para Todos atendeu 3.222.933 famílias, beneficiando mais de 15,5 milhões de moradores no meio rural.

    Os investimentos contratados pelo Programa totalizam R$ 22,7 bilhões. Deste total, R$ 17 bilhões são recursos federais.

    NO COMMENTS

    Leave a Reply