Escola forma técnicos em agropecuária para atuarem no campo

0 243
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Em Minas Gerais, a Escola Família Rural permite a manutenção do vínculo do jovem com sua família e sua comunidade.
A qualificação profissional no meio rural permite a permanência das famílias no campo.
A qualificação profissional no meio rural permite a permanência das famílias no campo.

Um dos maiores problemas do meio rural que afeta diretamente a permanência do homem no campo vem sendo resolvido no norte de Minas Gerais, em Tabocal, através da Escola Família Agrícola – EFA, que há sete anos vem formando jovens, filhos de agricultores, através de cursos técnicos em agropecuária.

Segundo a diretoria da escola, a preocupação da escola está em formar pessoas que ajudem o ambiente em que vivem com suas famílias e mostrar que é possível trabalhar sustentavelmente a terra e ao mesmo tempo conquistar qualidade de vida permanecendo no campo.

A Escola Família Agrícola recebe alunos que já concluíram o ensino fundamental e oferece um curso integrado – ensino médio e ensino técnico, seguindo o princípio da pedagogia da alternância, em que os jovens passam quinze dias na escola e outros quinze dias na pequena propriedade familiar onde aplicam os conhecimentos que aprendem na escola. Tudo isso, sem ter que deixar a vida rural e a agricultura familiar.

Com a parceria do WWF-Brasil, foi implantado na escola um viveiro florestal de espécies nativas do Cerrado que, alem de servirem de laboratório aos alunos, permite a multiplicação de mudas e de tecnologia em toda a região.

Segundo a entidade, a experiência permite a manutenção do vínculo do jovem com sua família e sua comunidade, além de resgatar a cultura local, por meio da autoestima e da valorização das tradições, permitindo romper o preconceito contra quem mora no meio rural e depende da terra para sua sobrevivência.

(Com informações do WWF Brasil)

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply