Espécie humana já eliminou quase 50% das árvores do mundo

0 838
Estudo conduzido por cientistas de 15 países estimam que as atividades humanas eliminem por ano 15 bilhões de árvores
(Imagem: MMA)
(Imagem: MMA)

Cientistas de 15 países publicaram esta semana, na revista Nature, um estudo onde revelam a quantidade de árvores que ainda estão em pé no Planeta: 3 trilhões. A estimativa é baseada em medições realizadas por satélite e em terra.

Nada a ser comemorado. Segundo eles, a população mundial é responsável pela eliminação de 15 bilhões de árvores por ano e já eliminou da face da Terra 45,8% de todas as árvores do mundo.

“A escala do impacto humano foi astronômica. O número de árvores cortadas é quase 3 trilhões desde o início da civilização”, diz Thomas Crowther, da Universidade de Yale, um dos autores do estudo.

As áreas mais densas em árvores foram encontradas nas florestas boreais do norte do Canadá, China e Rússia, embora os autores ressaltem que os dois últimos sejam lugares entre aqueles com a menor quantidade de dados obtidos no terreno. Florestas tropicais e subtropicais detêm a maior parte das árvores do mundo, com cerca de 1,39 trilhão no total, enquanto as regiões temperadas fortemente afetadas pelo homem, tais como a Europa e a Ásia têm apenas 0,61 trilhão.

O estudo contou árvores que tinham pelo menos 10 cm de diâmetro, padrão utilizado universalmente pelos cientistas.

(Com informações do The Guardiam)

NO COMMENTS

Leave a Reply