ICMBio abre edital para capacitação em reservas extrativistas

0 103
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Gestão de organizações associativas, negócios sustentáveis, programas de crédito e políticas públicas são algumas das abordagens do edital.
(imagem: ICMBio)

Organizações sociais e atividades produtivas, ou econômicas sustentáveis, de comunidades beneficiárias das reservas extrativistas – Resex – federais nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins podem participar do edital do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade – ICMBio para o curso de capacitação em reservas extrativistas.

Os objetivos específicos da proposta são atualizar os diagnósticos socioeconômico e produtivo das reservas extrativistas selecionadas; promover o fortalecimento das organizações sociais com ênfase na capacitação em gestão de organizações associativas, negócios sustentáveis, programas de crédito e políticas públicas, dentro outros.

A proposta busca, ainda, a realização de atividades de formação e capacitação, incluindo intercâmbio de agentes comunitários nas principais atividades produtivas ou econômicas sustentáveis.

A ação faz parte do Programa de Apoio ao Agroextrativismo e aos Povos e Comunidades Tradicionais (BRA/08/012), realizado por meio do Ministério do Meio Ambiente, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O Programa de Apoio ao Agroextrativismo e aos Povos e Comunidades Tradicionais incentiva o desenvolvimento de políticas públicas de meio ambiente e a inclusão social, política, econômica e cultural, em favor dos povos e comunidades tradicionais, com o objetivo de manter e valorizar suas práticas, assegurar seus direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria da qualidade de vida.

(Fonte: ICMBio)

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply