Maracujá, uma fruta boa de tudo

0 548
Rica em vitamina C , vitaminas do complexo B , vitamina A , ferro, cálcio, fosforo e fibras, o maracujá vem ocupando espaço em praças e ruas das cidades
Maracujá, fruto do maracujazeiro plantado na praça Bento Munhoz da Rocha, em Curitiba. (Imagem: M. Scotti)
Maracujá, fruto do maracujazeiro plantado na praça Bento Munhoz da Rocha, em Curitiba. (Imagem: M. Scotti)

Amarelo ou roxo, não importa. O maracujá é hoje uma fruta tão popular que esta nascendo nas ruas das cidades, em parreiras ou se apossando das árvores urbanas plantadas nas calçadas e praças.

O que importa é que o maracujá é bom para a saúde.

A fruta tem uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamações. O maracujá tem uma grande quantidade de fibra, que é eficaz para melhorar a digestão.

Confira para quê serve o maracujá

maracuja1

  • – Na prevenção do câncer: Os antioxidantes, entre eles a Vitamina C, são eficazes no combate aos radicais livres, responsáveis pela destruição das células normais transformando-as em células cancerosas. 50% das vitaminas encontradas no maracujá são do tipo C.
  • – No controle da pressão arterial: a fruta tem 348 mg de potássio, eficaz para equilibrar os níveis de sódio no corpo.
  • – Na saúde dos olhos: os antioxidantes do maracujá.
  • – Na Digestão: a quantidades de fibras solúveis presentes na fruta ajudam a melhorar a digestão e a capacidade de absorção dos nutrientes pelo o corpo.
  • – No sistema imunológico: a vitamina C também ajuda a aumentar a imunidade, deixando o organismo menos vulnerável a problemas como gripes, resfriados e infecções.
  • – Na saúde cardiovascular: As fibras do maracujá também ajudam a reduzir os níveis do mau colesterol no sangue, fazendo crescer o colesterol bom.
  • – Na qualidade do sono: O maracujá relaxa o sistema nervoso e induz o sono. A fruta tem uma substancia chamada passiflorina que age como calmante.
  • – Na proteção de ossos e tecidos: a pectina , presente na casca do maracujá , é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea , auxiliando em dietas de emagrecimento , diabetes e colesterol.
Um pouco de história

maracuja3Fruto do maracujazeiro, de nome científico “Passiflora Edulis Sims”, o maracujá pertence à família das Passifloráceas, crescendo em formato de ramagens, assemelhando-se às plantas do tipo trepadeiras.

O maracujá tem a sua origem na América do Sul e América Central. A civilização pré-colombiana já conhecia a fruta e a considerada uma dádiva dos deuses.

O maracujazeiro se desenvolve muito bem nas regiões que apresentam um clima Tropical, apresentando calor moderado e períodos regulares de chuva.

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá

NO COMMENTS

Leave a Reply