MMA vai mapear necessidades dos municípios com usinas hidroelétricas

0 318
Governo estudará ações sustentáveis de recuperação e geração de renda para essas cidades que abrigam barragens
Programa da Itaipu levou sustentabilidade e desenvolvimento aos municípios que margeiam o lago da usina. (Imagem: Itaipu).
Programa da Itaipu levou sustentabilidade e desenvolvimento aos municípios que margeiam o lago da usina. (Imagem: Itaipu).

O que a Itaipu Binacional vem fazendo há mais de 20 anos o governo federal resolveu fazer agora.

Por solicitação do Ministério do Meio Ambiente, os municípios brasileiros que possuem usinas hidroelétricas deverão realizar um levantamento das principais demandas do setor para entregar ao governo federal. De posse dessas informações, o MMA vai estudar ações sustentáveis de recuperação e geração de renda nessas cidades que abrigam barragens.

Água Boa

No Oeste paranaense, a Itaipu colocou em prática o “Cultivando Água  Boa”, um programa fundamentado em documentos nacionais e planetários que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (região conectada pelos rios e córregos com o reservatório da usina de Itaipu), segundo a própria Itaipu.

Trata-se de um programa que busca a gestão compartilhada e permite inclusão social e desenvolvimento sustentado ao longo de toda a bacia hidrográfica que forma o lago da usina. Nele, a participação de todos é fundamental.

O “Cultivando Água Boa” mudou completamente a realidade nos municípios do oeste paranaense, algo que, em havendo gestão eficiente, pode perfeitamente ser replicado para outras regiões onde estão instaladas usinas hidroelétricas.

NO COMMENTS

Leave a Reply