Mutirão em escola contribui com melhorias ambientais

0 1518
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Comunidade escolar se une para transformar o meio ambiente em Curitiba.

 

O cuidado com o meio ambiente ajuda no aprendizado. (Imagem: Marcos Scotti).
O cuidado com o meio ambiente ajuda no aprendizado. (Imagem: Marcos Scotti).

Professores, funcionários e alunos do Colégio Santos Dumont, no bairro Guaíra, em Curitiba, onde o Instituto Nacional de Educação Ambiental – INEAM vem desenvolvendo o projeto Rios Urbanos, se uniram na última semana em um mutirão para “dar um trato” no ambiente da escola.

“Há mais de dez anos isso não acontecia na escola”, conta Sueli, funcionária. A proposta de cuidar do meio ambiente na Santos Dumont partiu dos professores e obteve o imediato engajamento dos alunos do 9º ano dos turnos da manhã e da tarde. O lixo espalhado pelo colégio e arredores da escola foi recolhido, os jardins foram cuidados e algumas árvores foram podadas.

Para Sheila, aluna da escola e participante do projeto Rios Urbanos, o meio ambiente no bairro sofre com o descaso das pessoas: “É muito poluído e, para melhorar isso, a gente pode fazer mutirões e campanhas para que as pessoas não joguem lixo nas ruas”.

O projeto

mutirao-sdumont1

Envolvendo os alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental do Colégio Santos Dumont, o projeto Rios Urbanos vem discutindo a percepção e participação da comunidade escolar na melhoria das condições ambientais do colégio, do bairro e dos rios e córregos que existem na região.

Através de palestras, vídeos e discussões, os alunos foram instigados a pensar no meio ambiente da comunidade onde vivem e a fazer um levantamento, através de entrevistas e depoimentos colhidos junto as pessoas que moram no bairro, da história ambiental do Guaíra. O resultado do projeto será a edição de um documentário a ser publicado no portal do INEAM na internet (ineam.com.br).

Segundo Marcos Scotti, idealizador do projeto, o Rios Urbanos pode ser aplicado em qualquer escola, pública ou particular, bastando para isso que a escola interessada entre em contato através do e-mail ineam@ineam.com.br.

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply