O que você tem feito pelo clima do planeta?

0 743
Evento no Rio de Janeiro vai falar de mudanças climáticas para todos os públicos

futuro_criancas_de_hoje

O que cada um de nós pode fazer para tornar esse mundo um local melhor para essa e as futuras gerações? Num ano crucial pelo clima, a União Europeia, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro e o WWF-Brasil se unem na organização de um evento sobre mudanças climáticas chamado “UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis”.

 Durante oito dias, organizações e indivíduos do Brasil e da Europa farão debates e exposições sobre os desafios das mudanças climáticas e as formas de diminuir o nosso impacto no planeta. As atividades estão relacionadas às seguintes áreas: Urbanismo e Mobilidade Urbana; Uso da terra e Agricultura; Segurança e Clima; Energia; Água; Resíduos Sólidos.

 Serão exposições, palestras, oficinas e várias outras atividades, que terão a participação de Vik Muniz, Gilberto Gil, Sonia Bridi, Pedro Paulo Diniz e João Amorim, além de muitas outras personalidades comprometidas com o meio ambiente.

Durante o evento, acontecem exibições de filmes sobre meio ambiente e mudanças climáticas, palestras de especialistas europeus e brasileiros sobre o impacto e as soluções para combater, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas, atividades para crianças, incluindo filmes, oficinas de reciclagem, contação de histórias, teatro, entre outras, além de exposições sobre soluções climáticas e instalações de arte sustentável.

A abertura oficial da Semana dedicada ao Clima acontecerá no dia 3 de novembro no Planetário do Rio de Janeiro e contará com o Comissário da União Europeia para o Clima e a Energia, Miguel Arias Cañete, a Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, o Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Presidente Honorário do Planetário do Rio, Celso Cunha, o secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto, entre outros.

Programação

30/10 – Lançamento das atividades “In Love we Trash”, instalação com o uso de sacolas plásticas realizada pelo coletivo espanhol Basurama, que, de forma criativa, chama a atenção sobre os resíduos produzidos localmente. Local: Planetário.

 31/10 – Projeção do filme Lixo Extraordinário (Waste Land), seguida de debate com Vik Muniz (artista plástico), Karen Haley (diretora do filme) e Tião do Santos (protagonista). Local: cúpula do Planetário.

 2/11 – Desfile de roupas e acessórios feitos com produtos de reciclagem pelo estilista Joel Souza, que promoverá oficinas durante todos os dias anteriores. Local: Planetário.

 3/11 – Falas inspiracionais de Pedro Paulo Diniz (empreendedor ambiental); Sonia Bridi (jornalista da Globo, especializada em Meio Ambiente); Tião dos Santos (protagonista do filme Lixo Extraordinário), Ernst Gotsch (pesquisador e agricultor orgânico) e João Amorim (diretor de cinema e TV), entre outros. Local: Planetário.

 4-5/11 – Palestras de especialistas europeus e brasileiros sobre o impacto e as soluções para combater, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Local: Planetário.

 5/11 – Debate Clima e Cultura: A Função das Artes e dos Artistas ao Inspirar uma Verdadeira Mudança Positiva, com a participação dos artistas brasileiros Bené Fonteles e Xico Chaves, além do coletivo espanhol Basurama. Local: Livraria Travessa – unidade Botafogo.

Além das atividades e as exposições abertas ao público, o evento contará ainda com conferências técnicas, exclusivas para especialistas da área.

(programação completa em www.semanadoclima.org.br)

Serviço:
UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis
Planetário do Rio de Janeiro, Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro,
Telefone: +55 21 2274.0046
De 30 de outubro a 6 de novembro
Horário: 10h às 17h

NO COMMENTS

Leave a Reply