Onde descartar óleo de cozinha

0 1085
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Descartado no meio ambiente, o óleo de cozinha contamina a água, o solo e atrai animais peçonhentos

oleodecozinha

Óleos são formados por lipídeos, substâncias insolúveis em água, assim como as gorduras. Por esse motivo, o óleo não pode ser descartado em pias, ralos, bueiros ou entrar em contato com o solo. Além de causar o entupimento do encanamento da casa, polui a água e  contribui para a morte de muitos seres vivos.

Para se ter ideia do tamanho do estrago causado no meio ambiente, basta lembrar que 50 ml de óleo, em contato com o lençol freático, provoca a contaminação de mais de 25 mil litros de água, ou seja, qualquer gota de óleo que você tenha utilizado, é importante que tenha um destino correto. O descarte na pia pode atrair para o esgoto animais como ratos, insetos e baratas.

Se o óleo for jogado no lixo comum, provavelmente irá parar em lixões ou terrenos baldios. Nos lixões, ele se infiltrará no solo e poderá contaminar o solo e a água do subsolo. liberando gases de efeito estufa, como o metano.

Grande parte das cidades brasileiras possuem algum tipo de coleta para esse resíduo, geralmente disponibilizados pelas prefeituras. Algumas empresas também realizam esse tipo de serviço.

Se reciclado, o óleo de cozinha pode ser transformado em sabão, ração animal, detergente, cosméticos, tintas, biodiesel, massa de vidro, entre outras coisas.

Confira alguns pontos de descarte:

Em Curitiba

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos mantem, na Rua Desembargador Motta, 3.384, no bairro Mercês, um ponto de coleta para a população. Todo o óleo recebido no local é entregue à reciclagem. 10% dos produtos feitos com o óleo são doados ao Hospital Erasto Gaertner.

A prefeitura de Curitiba também mantem pontos de coleta nos terminais de ônibus da cidade, onde caminhões do programa de coleta de lixo tóxico domiciliar ficam de plantão em determinados dias do mês para receber o material (nesse caso o descarte deve ser feito em garrafas PET de 2 litros). Confira as datas de coleta no link http://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixotoxico.aspx.

Ambiental Santos – A empresa, especializada na coleta e reciclagem de óleo de cozinha, realiza a coleta gratuita de volumes acima de 50 litros mensais, possibilitando que empresas possam se adequar à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que as obriga a oferecer uma destinação adequada a seus resíduos. A empresa cede gratuitamente às empresas recipientes de grande volume, chamados de bombonas, onde o óleo pode ser armazenado até a passagem do caminhão.

A empresa está localizada em Itaperuçu – Fone: (41) 3603-2333. e-mail: contato@ambientalsantos.com.br. Endereço: Av. São Pedro, 80 Jd. São Domingos Itaperuçu (PR). Atende a vário municípios.

Em Santa Catarina

Ambiental SantosSão José. Fone: (48) 3346-1255. e-mail: florianopolis@ambientalsantos.com.br. Endereço: R. Célio Veiga, 1929 Bela Vista São José (SC). Atende a vários municípios.

No Distrito Federal

Caesb (Ed. Sede): Av. Sibipiruna, Lotes 13 a 21, Águas Claras, Brasília-DF

Caesb (ETA Brasília/ Laboratório Central): SAIN, A/E s/n (entre o Detran e o DER-DF), Plano Piloto, Brasília

Gerência de Atendimento ao Público de Brasília: SCS Qd 02, Bl. C, Térreo, Ed. Cedro II, Brasília-DF

Gerência de Atendimento ao Público do Núcleo Bandeirante: Praça Central, Módulo 05, Núcleo Bandeirante

Gerência de Atendimento ao Público do Guará: QE 13, Cj. D/E, Lts 1 e 2, Sl. 210/202, Guara I

Gerência de Atendimento ao Público do Paranoá: Qd. Central, AE 06, Paranoá

Gerência de Atendimento ao Público de Planaltina: Av. Independência, SCC, Qd. 02, Bl. E, Planaltina

Gerência de Atendimento ao Público de São Sebastião: Av. Comercial, Lt. 1301, Lj. 01, São Sebastião

Gerência de Atendimento ao Público de Sobradinho: Quadra Central, Lt. C, Sobradinho

Gerência de Atendimento ao Público de Brazlândia: SNO, AE 01, Lt. E, Brazlândia

Gerência de Atendimento ao Público de Ceilândia: CNN 01, Bl. L, Ceilândia

Gerência de Atendimento ao Público do Gama: SIGA, Qd. 01, Lt. 520/600, Gama

Gerência de Atendimento ao Público do Recanto das Emas: Av. Recanto das Emas, Qd. 201, Cj. 10, Lt. 01,  Recanto das Emas

Gerência de Atendimento ao Público de Samambaia: QN 206, Cj. C, Lt. 02 – Samambaia

Gerência de Atendimento ao Público de Santa Maria: Qd. Central 211, Bl. B, AE, Santa Maria

Gerência de Atendimento ao Público de Taguatinga: C 05, Lt. 03, Lj. 01, próximo a 12ª DP, Taguatinga Centro

Administração do Park Way: Av. Contorno A/E 14, Lote 15, Núcleo Bandeirante

Administração Regional do Lago Sul: SHIS QI 11, AE 01, Lago Sul, Brasília-DF

IBRAM: SEPN 511, Bloco C, Ed. Bittar, Plano Piloto, Brasília-DF

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply