Os vilões do aquecimento global

0 1902
Saiba quais são e de onde vem os gases que estão mudando o clima no mundo
Usina Termelétrica Jorge Lacerda, em Tubarão, SC. (Imagem: arquivo)
Usina Termelétrica Jorge Lacerda, em Tubarão, SC. (Imagem: arquivo)

Dióxido de carbono – CO2. Esse é o vilão do aquecimento do planeta e das mudanças no clima. Depois vem o metano – CH4 e o óxido nitroso – N20.

O CO2 tem origens no desmatamento e uso da terra – 11% do total de gases emitidos, e a queima de combustíveis fósseis – 65% do total. Já o metano e o óxido nitroso tem origem nas atividades agrícolas e queima de biomassa. O metano vem com gestão de resíduos e uso de energia, chegando a 16% do total de gases, enquanto que o N20 é liberado com o uso de fertilizantes, ocupando 6% da parcela de emissões.

Gases fluorados, com origem em processos industriais e de refrigeração, colaboram com o efeito estufa com 2% do total de gases emitidos no planeta.

Quem gera os gases

O caminho do desenvolvimento a qualquer custo colocou em risco a sobrevivência do mundo como o conhecemos. Durante décadas o consumo desenfreado e o crescimento tecnológico impulsionaram a economia e, com ela, a destruição dos recursos naturais. Resultado: o equilíbrio da Terra foi rompido.

A doença imposta pelo desenvolvimento veio na forma de gases, nem sempre perceptíveis, e tomou conta da atmosfera do planeta.

Na escala mundial de atividades econômicas que produzem os gases do efeito estufa, divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre as Ações Climáticas em 2014, com base em dados de 2010, a eletricidade e o aquecimento são os campeões. A queima de carvão, gás natural e petróleo para gerar eletricidade ou aquecer representam 25% das emissões de todo o mundo. Para gerar eletricidade, a maioria dos países do globo dispõe de usinas termoelétricas, inclusive o Brasil, onde a queima de carvão para gerar eletricidade faz parte da matriz energética.

Ainda segundo o IPCC, a agricultura, silvicultura e outros usos dados à terra, são responsáveis por 24% das emissões globais dos gases. Os gases desse setor são provenientes do cultivo de culturas e da pecuária, além do desmatamento.

A indústria é a terceira no ranking de emissões dos gases do efeito estufa. O setor envolve principalmente a queima de combustíveis fósseis, mas também inclui emissões químicas, metalúrgicas, processos de transformação mineral e as emissões de atividades de gestão de resíduos.

As emissões causadas pelos transportes representam 14% do total mundial. Como na indústria, a queima de combustíveis fósseis é a principal responsável pelo alto número, pois é usada nos meios de transporte rodoviários, ferroviários, aéreos e até marítimos. Cerca de 95% da energia de transporte do mundo vem dos combustíveis à base de petróleo, em grande parte a gasolina e o diesel.

As construções emitem os gases do efeito estufa com a geração local de energia e a queima de combustíveis para o aquecimento dos prédios, ou cozinhas nas casas, e englobam 6% do total mundial das emissões.

NO COMMENTS

Leave a Reply