Pêssego, uma fruta que estimula o sistema imunológico

0 242
Rico em antioxidantes, a fruta, que pode ser encontrada nas ruas de algumas cidades, é conhecida por proteger o corpo contra o câncer e outras doenças crônicas.
Encontrado também nos jardins e ruas de algumas cidades, o pêssego é benéfico para a saúde. (Imagem: MS).
Encontrado também nos jardins e ruas de algumas cidades, o pêssego é benéfico para a saúde. (Imagem: MS).

Uma fruta que já era cultivada há 2.000 a.C. e apreciada por reis e imperadores da China, Grécia e Pérsia que chegou aos nossos dias como uma fonte rica em vitaminas, capaz de contribuir para o equilíbrio da saúde.

Esse é o pêssego, fruto do pessegueiro, introduzido no Brasil por volta de 1532 por Martim Afonso de Sousa, que trouxe mudas da ilha da Madeira e as plantou na capitânia de São Vicente.

Benefícios do pêssego
Carregado de frutos, esse pessegueiro foi plantado na rua Amazonas, em Curitiba.
Carregado de frutos, esse pessegueiro foi plantado na rua Amazonas, em Curitiba.

O pêssego é rico em fósforo, que auxilia na saúde dos ossos e dos dentes; em vitamina A, que estimula o sistema imunológico, protege a visão e o sistema reprodutor e potássio, que age nos tecidos musculares prevenindo a fadiga muscular, estimula o bom funcionamento do sistema nervoso central. Os altos níveis de luteína, contida na fruta, revertem os danos causados pelo estresse. Também contêm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo de efeitos nocivos de muitas doenças e do envelhecimento celular.

Ricos em compostos fenólicos e carotenóides, os pêssegos também ajudam a combater tumores e a manter a pele saudável, além de protegê-la da radiação ultravioleta. Essa fruta, além de eficaz no combate aos tumores, desempenha importante papel na prevenção de doenças oculares. O pêssego também contém componentes bioativos, combatendo a obesidade e ajudando a prevenir doenças do metabolismo. O ácido ascórbico e o zinco presentes nele, são essenciais para o sistema imunológico e ajudam na regeneração dos tecidos lesionados e no combate às infecções.

Além de todos estes benefícios, os pêssegos também são ótimos para limpar as toxinas dos rins, do estômago, do fígado e do cólon, pois seu alto teor de fibras empurra os resíduos tóxicos para fora do organismo. A vitamina K, também presente na fruta, é importante para manter o coração saudável, impedindo a coagulação interna do sangue e fornecendo proteção contra diversas doenças cardíacas.

NO COMMENTS

Leave a Reply