Publicação mostra como aproveitar a água da chuva

0 931
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Group Raindrops mostra 100 idéias para aproveitar a água da chuva
Capa do livro. (Divulgação)
Capa do livro. (Divulgação)

Previsões da Organização das Nações Unidas estimam em 9 bilhões os habitantes do Planeta até metade do Século XXI. Não falta muito para a metade do Século. É previsto também que até 2025 dois terços da população mundial vivam nas cidades. A concentração de pessoas nas cidades e a urbanização acelerada, junto às mudanças climáticas, estão modificando o panorama do abastecimento urbano, deixando mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo sem água potável.

Estas considerações fazem parte da edição portuguesa do livro “Yattemiyo-usuiriyou”, do Group Raindrops, traduzido com o título de “Aproveitamento da Água da Chuva” (Editora Organic Trading). A publicação é resultado de uma experiência japonesa praticada como um desafio à utilização da água disponível na Terra. “Tóquio cobriu sua terra completamente com asfalto e concreto, solidificou e rejeitou a chuva por completo. Consequentemente tornou-se uma cidade quente e sedenta, sofrendo com inundações”, diz o prefácio da edição original. “Queremos restabelecer uma circulação de água local fazendo das cidades lugares onde as pessoas possam morar em harmonia com a chuva”.

No livro são descritas cerca de 100 idéias – todas ilustradas – para aproveitar a água da chuva, desde tanques reservatórios para calhas e posterior uso na lavagem de calçadas ou vasos sanitários, até canais ao longo dos passeios que contribuem para a infiltração da água no solo. Todas as medidas são de simples aplicação.

Serviço
Aproveitamento da Água da Chuva
Edição original: “Yattemiyo-usuiriyou” (1994)
Autor: Group Raindrops
Editora Organic Trading
Tradução: Masato Kobiyama (organizador)
196 páginas

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply