Qual a relação entre o homem e a floresta?

0 2032
Segundo a ONU, cerca de 1,6 bilhão de pessoas depende diretamente das florestas para sobreviver
Floresta Ombrófila, espécies da Mata Atlântica. (Imagem: Ibama)
Floresta Ombrófila, espécies da Mata Atlântica. (Imagem: Ibama)

Comida, combustível, abrigo e renda. É o que a floresta serve a cerca de 1,6 bilhão de pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 2 mil culturas indígenas. A informação é da Organização das Nações Unidas e diz também que 13 milhões de hectares de florestas são destruídos todos os anos.

Para Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, é urgente que a população mundial se conscientiza para a importância das florestas que, além de suprirem necessidades, previnem deslizamentos de terra e erosão, reduzem a perda de vidas e danos causados por tsunamis, no caso dos manguezais.

Em entrevista à Rádio ONU, o diretor do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, Manoel Sobral Filho, falou sobre a associação entre florestas e clima.

“As florestas, principalmente através da redução do desmatamento, e através de programas de restauração florestal e plantações, são o modo mais econômico e viável de absorver carbono e estocar carbono que, de outra forma, iria para a atmosfera. Então, a função das florestas hoje é imensamente importante”, disse Manoel Sobral Filho, diretor do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas.

Desmatamento

Apesar de na última década o desmatamento ter recuado 20%, em todo o mundo 13 milhões de hectares de florestas são destruídos anualmente. “Isto não é sustentável nem para pessoas nem para o planeta”.

O chefe da ONU disse que para construir um futuro sustentável e resistente aos impactos do clima, é preciso investir nas florestas. Ban pediu compromisso para a “redução do desmatamento, manutenção de florestas saudáveis e criação de um futuro resistente às mudanças do clima”.

(Fonte: Rádio ONU)

NO COMMENTS

Leave a Reply