Que árvore posso plantar na cidade?

0 362
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
O plantio de uma espécie errada para esse ambiente é certeza de dor de cabeça no futuro.
Dê preferência a espécies nativas quando for plantar uma árvore. (Imagem: M. Scotti).
Dê preferência a espécies nativas quando for plantar uma árvore. (Imagem: M. Scotti).

Um dos problemas mais sérios das cidades é a impermeabilização do solo. A cobertura de concreto que facilita o deslocamento das pessoas e dos veículos também traz consequências para o meio ambiente e para os próprios habitantes da cidade. A concentração de concreto eleva a temperatura, reduz a possibilidade de infiltração da água prejudicando o abastecimento do lençol freático e causa sérios danos nos casos de chuvas torrenciais.

O planejamento urbano inclui o pensar na integração entre as necessidades humanas e ambientais para que haja equilíbrio, fundamental à vida.

Por isso as árvores e jardins, parques e praças desempenham um papel fundamental no meio urbano. As árvores e plantas contribuem no equilíbrio térmico, deixando o ar mais frio. Contribuem para reduzir a poluição sonora e do ar, fornecem sombra, refúgio e alimento para as aves. Ecologicamente falando, as árvores fazem a fixação de carbono, produzem oxigênio, e servem de proteção contra os ventos,

Então é só plantar árvores e tudo bem? Mais ou menos. Lembre que uma cidade é diferente de uma mata ou bosque. A cidade é repleta de ligações de água, esgoto, fiação elétrica e condutores e tubulações de gás, por cima e por baixo da terra.

O plantio de uma espécie errada para esse ambiente é certeza de dor de cabeça no futuro. Raízes superficiais podem destruir calçadas, muros ou paredes. Raízes profundas não podem ficar próximas das redes subterrâneas. Para evitar acidentes, não devem ter espinhos ou ser tóxica. Frutos grandes podem trazer prejuízo ao caírem. O tipo de madeira da árvore não deve ser frágil, suscetível à quebra ou ao ataque de cupins, também sob pena de desabar com ventos fortes.

Mais importante ainda, é que a espécie plantada não seja invasora, o que acaba prejudicando o equilíbrio do ecossistema local. As árvores devem ser nativas.

Normalmente as prefeituras possuem um departamento encarregado do planejamento urbano, onde se pensa também sobre o verde na cidade. Quando for plantar a sua árvore, informe-se.

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply