Rios Urbanos vai contar história ambiental do Guaíra

0 808
Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
Terceira etapa do projeto desenvolvido juntos aos alunos do Colégio Santos Dumont discute realidade dos rios da região e vai buscar propostas para melhorar as questões ambientais no ambiente urbano.

divulgariosurbanos

 

“Os principais rios das maiores cidades do mundo, que já estiveram totalmente poluídos, estão limpos. E isso aconteceu por que as pessoas que vivem nessas cidades entenderam que era preciso tratar o meio ambiente onde moram com respeito”.

A terceira etapa do projeto Rios Urbanos, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Educação Ambiental, levou para os alunos dos 8º e 9º anos do Colégio Estadual Santos Dumont, no bairro Guaíra, em Curitiba, a pergunta: “O que nós podemos fazer para melhorar o meio ambiente na nossa comunidade?”.

A proposta do projeto é discutir em sala de aula a realidade do meio ambiente na comunidade e, com base nas observações e depoimentos, identificar e propor alternativas que possam contribuir para elevar a qualidade de vida na região.

“Todas as mudanças que aconteceram para deixar os rios dessas cidades do mundo limpos, só aconteceram em função da mudança de comportamento das pessoas, da conscientização em relação ao lugar onde vivem”, disse Marcos Scotti, jornalista, idealizador do projeto Rios Urbanos.

As próximas etapas do projeto prevêem o levantamento de informações e depoimentos de moradores do Guaíra com relação à história ambiental do bairro, identificando os problemas que levaram à poluição dos córregos e rios que formam a microbacia do rio Belém. “Feito esse levantamento, vamos planejar e propor ações que possam contribuir para a conscientização das pessoas com relação ao ambiente urbano na comunidade e, consequentemente, à melhoria das condições ambientais do Córrego do Cortume, afluente do rio Guaíra”, explica o jornalista.

As escolas interessadas em mais informações sobre o projeto Rios Urbanos podem buscar informações no portal do INEAM – ineam.com.br/riosurbanos/ – ou entrar em contato através do e-mail ineam@ineam.com.br.

O Projeto Rios Urbanos tem o apoio da CTR Informática, empresa de assistência técnica autorizada Epson, e da HF Capital Humano.

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply