Tamar vai contar tartarugas verdes em SC

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
As informações servirão como base científica para auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região, para preservar o ecossistema e biodiversidade locais.

 

Levantamento será usado para subsidiar proposta de criação de parque municipal na região de Penha. (Imagem: ICMBio)

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar) estão realizando levantamento populacional de tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na praia do Cascalho, na cidade de Penha, em Santa Catarina.

O objetivo dos estudos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é calcular a população de tartarugas-verdes que se alimentam e se abrigam na região; avaliar a condição dos animais e coletar informações sobre dieta e comportamentos; e ainda listar possíveis ameaças a eles.

Amostras biológicas dos animais serão coletadas para estudos genéticos, moleculares, hematológicos e bioquímicos. As informações servirão como base científica para auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região, para preservar o ecossistema e biodiversidade locais.

“Este estudo será realizado ao longo de um ano, com saídas mensais à área escolhida e conta com a parceria da Fundação Pró-Tamar e Universidade do Vale do Itajaí”, afirmou o analista ambiental Eron Paes e Lima, da Base do Centro Tamar ICMBio em Florianópolis.

Além de Penha, outras áreas estão sendo cogitadas para a realização do monitoramento, pois concentram também um grande número de animais com diferentes faixas de tamanho.

(Fonte: ICMBio)

Compartilhe Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

NO COMMENTS

Leave a Reply