Tamar vai contar tartarugas verdes em SC

As informações servirão como base científica para auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região, para preservar o ecossistema e biodiversidade locais.

 

Levantamento será usado para subsidiar proposta de criação de parque municipal na região de Penha. (Imagem: ICMBio)

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar) estão realizando levantamento populacional de tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na praia do Cascalho, na cidade de Penha, em Santa Catarina.

O objetivo dos estudos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é calcular a população de tartarugas-verdes que se alimentam e se abrigam na região; avaliar a condição dos animais e coletar informações sobre dieta e comportamentos; e ainda listar possíveis ameaças a eles.

Amostras biológicas dos animais serão coletadas para estudos genéticos, moleculares, hematológicos e bioquímicos. As informações servirão como base científica para auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região, para preservar o ecossistema e biodiversidade locais.

“Este estudo será realizado ao longo de um ano, com saídas mensais à área escolhida e conta com a parceria da Fundação Pró-Tamar e Universidade do Vale do Itajaí”, afirmou o analista ambiental Eron Paes e Lima, da Base do Centro Tamar ICMBio em Florianópolis.

Além de Penha, outras áreas estão sendo cogitadas para a realização do monitoramento, pois concentram também um grande número de animais com diferentes faixas de tamanho.

(Fonte: ICMBio)

NO COMMENTS

Leave a Reply