Terra pode ficar sem oxigênio

0 518
Não bastasse a ameaça dos oceanos inundarem as cidades, o aquecimento global pode matar o fitoplâncton, responsável pela produção de dois terços do oxigênio do planeta
Fitoplâncton. (Banco de imagens)
Fitoplâncton. (Banco de imagens)

“Nós identificamos uma outra possível consequência das alterações climáticas que podem ser potencialmente mais perigosas do que todas as outras”. A descoberta é de dois pesquisadores da Universidade de Leicester, Grã-Bretanha. A pesquisa foi publicada no Bulletin of Mathematical Biology.

Desta vez, a ameaça vem da atmosfera: se a temperatura global subir 5ºC a Terra poderá ficar sem oxigênio.

O modelo matemático desenvolvido pelos pesquisadores mostra que um aquecimento global de 6°C em comparação com a era pré-industrial poderia parar a produção de oxigênio do fitoplâncton, organismos vegetais que vivem em suspensão na água e fornecem dois terços do oxigênio que respiramos.

O estudo foi apresentado no momento em que acontece em Paris a Conferência do Clima, onde se discute o objetivo de limitar o aquecimento a 2°C em comparação aos tempos pré-industriais. Desde 1850, a temperatura da Terra já aumentou mais de 1°C.

Até agora, as medidas anunciadas colocam a Terra no caminho de um aquecimento entre 2,7°C e 3,5°C. Caso nada seja feito para combater as alterações climáticas a temperatura subiria +4,8°C neste século, segundo a ONU.

(Com informações da AFP)

NO COMMENTS

Leave a Reply