Uma baixa no “Nossa Floresta”

0 978
Corte de grama elimina muda de Ipê em Curitiba
Muda de Ipê amarelo, plantada em Curitiba e enviada para o projeto "Nossa Floresta"
Muda de Ipê amarelo, plantada em Curitiba e enviada para o projeto “Nossa Floresta”

Uma muda de Ipê amarelo, plantada no canteiro da rua Almirante Gonçalves, em Curitiba, foi cortada. Em uma das investidas das equipes de corte de grama da cidade, o nylon da roçadeira ceifou a planta. Embora ainda pequena, a muda já tinha novos brotos.

O fato levantou a questão do quanto os trabalhadores que cuidam da manutenção do espaço urbano conhecem de plantas para identificar e fazer uma triagem enquanto cumprem sua tarefa.

O simples corte de grama também eliminou algumas mudas de araucária plantadas na Praça Guanabara, no bairro Água Verde. Várias outras mudas de árvores, nativas ou exóticas, também foram vítimas das roçadeiras em diversos cantos da cidade. Com certeza isso não acontece somente na capital.

“Não cortamos as árvores que estão cercadas. Às vezes o mato ta alto, a grama é alta, e a muda fica escondida, aí não tem jeito, vai embora”, conta um operador de roçadeira que preferiu não se identificar. “Nós não temos uma aula para identificar espécie de árvore”, completa ele.

Uma das duas mudas de pitanga plantadas em "homenagem" ao ipê.
Uma das duas mudas de pitanga plantadas em “homenagem” ao ipê.

Dasio Roberto de Oliveira, que plantou o Ipê amarelo, lamentou o fato: “Acho que eles (os trabalhadores) deveriam ter um pouco mais de cuidado”. O que sobrou do Ipê ainda está lá e ganhou a companhia de uma muda de Pitangueira, maior do que a muda de ipê. “Vamos ver se agora eles enxergam”, disse Dasio enquanto colocava a muda na terra.

No mesmo dia, outra muda de pitanga com a mesma origem da primeira, estava sendo plantada na rua Baltazar Carrasco dos Reis.

NO COMMENTS

Leave a Reply