Uma ferramenta para calcular o impacto causado pelo cidadão no meio ambiente

0 1267
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais

logo_pegada ecologica

Agora você já pode calcular o impacto ambiental que as suas atitudes causam no dia a dia.

Isso por que, durante a quinta edição do Congresso de Educação (CONGREDUC), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, o WWF Brasil, por meio dos programas Água Brasil e Cerrado Pantanal, lançou a “Pegada Ecologica”, uma calculadora que analisa os hábitos de consumo do cidadão e calcula o impacto gerado por ele no Planeta.

Durante o lançamento, a especialista em conservação do WWF-Brasil, Terezinha Martins, explicou que a calculadora foi adaptada para a realidade brasileira e o resultado é bem mais preciso que a metodologia usada anteriormente.

Segundo ela, a ferramenta está dividida em cinco categorias: alimentação, moradia, bens, serviço, tabaco e transporte. Ao responder ao questionário de perguntas, a plataforma traz seus resultados com gráficos comparativos com a média da pegada global e brasileira e divididos por cada um dos segmentos, para que a pessoa possa entender em qual deles seu impacto é maior. Ao final, a calculadora ainda faz uma avaliação dos hábitos de consumo e dá dicas sobre como mitigar este impacto.

A calculadora da Pegada Ecológica brasileira já está disponível para acesso pelo site www.pegadaecologica.eco.br.

Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que permite avaliar a demanda humana por recursos naturais, com a capacidade regenerativa do planeta. A Pegada Ecológica de uma pessoa, cidade, país ou região corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos.

Ela mede a quantidade de recursos naturais biológicos renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros) que estamos utilizando para manter o nosso estilo de vida. É utilizada uma unidade de medida, o hectare global (gha), que é a média mundial para terras e águas produtivas em um ano.

De acordo com dados da Global Footprint Network (GFN), se continuarmos consumindo como hoje, em 2050, serão necessários quase três planetas para sustentar a população mundial. Já no Brasil, para manter o estilo de vida, é preciso 1,5 planeta, ou seja, consumimos mais de 50% do que as Terra é capaz de produzir.

(Fonte: WWF)

NO COMMENTS

Leave a Reply