Uma tonelada de pinhão vai dar origem a 110 mil novas araucárias

0 1265
Instituto Ambiental do Paraná colhe pinhão para produzir muda e repovoar a araucária no Estado
araucária em extinção
Espécie está próxima da extinção. Ação tenta reverter este quadro.

É tempo de coletar sementes da araucária e de preparar as mudas que ajudarão a garantir o futuro da espécie

O Instituto Ambiental do Paraná vai transformar mais de uma tonelada de pinhão em 110 mil mudas de araucárias que serão posteriormente distribuídas gratuitamente à população.

 Parte dos pinhões que viram mudas nas mãos dos viveiristas do IAP vem da coleta própria, e o restante é adquirido de produtores. São colhidos apenas pinhões de pinhas com características de maturação, quando começa a ocorrer naturalmente a liberação da semente.

As sementes estão sendo colhidas em Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel e União da Vitória. Nestes lugares, o IAP mantém 10 dos 20 viveiros onde são produzidas e entregues as mudas de araucária para os interessados.

 Para virar muda de qualidade, após coleta do pinhão, as sementes são enviadas para o laboratório para serem beneficiadas, analisadas a pureza e germinação. Só depois são distribuídas para produção nos viveiros.

Como adquirir mudas nativas dos viveiros do iap

 Qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades ou áreas de preservação permanente, reserva legal, unidades de conservação e outras, podem solicitar mudas junto aos viveiros do IAP.

 Basta entrar no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas”, ou diretamente no site www.sga.pr.gov.br e fazer o cadastramento.

 Após preencher e enviar os dados, os requerimentos passam pela analise do IAP, e após aprovado o pedido o requerente receberá um e-mail informando o viveiro que irá atendê-lo.

 O solicitante deve imprimir duas guias do requerimento e levar até o viveiro para retirar as mudas e, claro, plantar.

NO COMMENTS

Leave a Reply